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AME Votuporanga orienta ambulanceiros da região

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Votuporanga tem como visão ser referência em qualidade de gestão, promovendo a integração com a rede de atenção à saúde. Nesta sexta-feira (23/2), a unidade realizou III Encontro com os condutores de transporte público da saúde, fortalecendo ainda mais a relação da equipe com os motoristas, com objetivo de garantir o atendimento dos pacientes de forma efetiva e integral, evitando a perda de vaga de consultas e exames ofertados por atrasos e/ou falta de documentos.
Participaram municípios do colegiado de Fernandópolis e Votuporanga. A gerente administrativa do AME, Marilza Cardi, deu as boas-vindas. “Estamos à disposição de vocês para juntos ajudarmos ao nosso usuário ter seu atendimento que é de direito. Queremos que eles saibam a importância de trazer documentos, guias, não atrasar, para que possamos efetivar assistência. Estas reuniões são necessárias para fortalecer o relacionamento com a rede de saúde e, assim, melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos usuários SUS”, afirmou.
A coordenadora de Humanização e assistente social, Camila Bergamin, explicou quatro motivos que levam o paciente a não ter atendimento. “São os casos que chamamos de não-conformidades. Pessoas que chegam no Ambulatório atrasadas, sem documentos, sem guias. Temos até situações de acompanhantes que não trazem o próprio paciente”, revelou.
A principal causa, segundo Camila, é o atraso. “Em nossos agendamentos, informamos o horário de chegada e ele deve ser cumprido. Nossos médicos aguardam os pacientes em horários determinados e um atraso atrapalha toda a rotina da unidade, prejudicando os usuários”, afirmou.
A auditora Juliana Garcia ressaltou os problemas de faltas de apresentação de documentos e guias/encaminhamentos. “São pacientes que viajam quilômetros e não trazem os documentos necessários, impossibilitando o atendimento”, ressaltou.
Os condutores receberam uma lista de checklist para que façam com os pacientes e acompanhantes antes do serviço de transporte como: apresentação de documentos (RG, CPF, cartão Sistema Único de Saúde – SUS), guia de encaminhamento para consultas; exame; realização da preparação; resultado das avaliações; entre outros. 
Os participantes também foram contemplados com a cartilha do AME, que contém informações com direitos e deveres dos moradores, Serviço de Atenção ao Usuário (SAU) e muito mais para entregar aos assistidos.
Priscila Fernandes Giovanini é diretora de saúde de Américo de Campos e participou do encontro. “Achei uma iniciativa muito válida, porque entendi todo o fluxo feito no Ambulatório. Transmitirei as informações para nossos condutores”, contou.
O motorista Marcos Antônio da Silveira, de São João das Duas Pontes, estava anotando as explicações. “Eu trago os moradores e também faço agendamento. Agora poderei ajudar ainda mais, informando tudo certinho”, afirmou.