..:: AME - Votuporanga ::..

QUALIDADE DO ATENDIMENTO

INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

A Experiência da Paciente deriva da humanização dos cuidados de saúde, e corresponde à: “soma de todas as interações, moldadas pela cultura da organização, que influenciam a percepção do paciente através da continuidade do cuidado”

Está relacionada com a forma como o cliente/paciente compreende/absorve o que vê, o que ouve e o que sente quando recebe cuidados.

Sabemos que as condições do ambiente de cuidado e a empatia dos cuidadores influenciam no processo de cura. Ou seja: “ambiente confortável, atencioso e seguro, cuidado tranquilo e reconfortante, transmissão de informações que auxilie na tomada de decisão consciente sobre os cuidados, tratamento honesto, respeitoso e digno” são elementos que sustentam uma experiência positiva do paciente.
Fonte: The Beryl Institute

Para os AMEs, a experiência do paciente inicia quando ele procura o Posto de Saúde para atendimento médico, a partir daquele momento até a finalização do seu diagnóstico, toda a jornada que ele percorrerá, as pessoas que o atenderem, as informações que lhe passarem irá construir a sua Experiência.

Pensando nisso, iniciamos ações que visam avaliar a Experiência do Paciente em nossas unidades, são elas:
- Linha de Cuidados específicas, e
- NPS – Net Promoter Score por especialidade.

Quer saber mais sobre o assunto, abaixo indicamos alguns links uteis:
Experiência do Paciente: por onde começar?
O que é Experiência do Paciente?