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AME e NAS se unem em ação contra absenteísmo

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais evidente a necessidade de conscientização e reflexão sobre a importância da presença e do comprometimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com seus agendamentos de consultas, exames e procedimentos. A ausência sem aviso prévio não apenas afeta a eficiência dos serviços de saúde, mas também pode ter sérias consequências para a saúde dos pacientes e para o sistema como um todo.
Uma iniciativa do Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, formado em 22 de junho do ano passado, visa representar simbolicamente o impacto do absenteísmo e, assim, buscar a conscientização. Uma placa foi instalada na recepção central do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Votuporanga, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, com informações de contato telefônico para o desmarque com antecedência, assim como o total de faltas no mês.
Nas Unidades Básicas de Saúde, a placa foi denominada de "Faltômetro", permitindo que os pacientes acompanhem a quantidade de faltas em consultas e exames naquela unidade.
Esta iniciativa visa não apenas sensibilizar os usuários sobre a importância do comprometimento com os agendamentos, mas também promover uma cultura de responsabilidade e respeito mútuo entre os pacientes e os serviços de saúde. “Ao oferecer transparência sobre o número de faltas, os pacientes são incentivados a valorizar o tempo e os recursos dos profissionais de saúde, além de entenderem o impacto direto de suas ausências na operação dos serviços”, destacou a gerente administrativa do Núcleo de Atenção à Saúde, Paula Ruceli, que administra os Consultórios Municipais em parceria com a Prefeitura de Votuporanga.
Para a gerente administrativa do AME Votuporanga, Marilza Cardi, a ação liderada pelo Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares demonstra o poder da participação dos pacientes na melhoria contínua do sistema de saúde, ao mesmo tempo em que fortalece a importância do respeito mútuo e da responsabilidade compartilhada.

Sobre o Conselho
O Conselho foi composto em 22 de junho de 2023 com o objetivo de dar voz ao paciente para melhorar a experiência do cuidado na Atenção Primária, atendimento Ambulatorial e Hospitalar através de sua inclusão na co-criação de programas e projetos. Os Encontros são trimestrais, com a participação voluntária de pacientes, familiares e cuidadores que utilizam o Sistema Único de Saúde, por meio do atendimento ofertado pelos Serviços que compõem o complexo Santa Casa de Votuporanga.



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